Prestação de contas, mensal!


 

Prestação de contas, mensal, no seu Condomínio

            O DRE, que é o Demonstrativo do Resultado do Exercício, ou o Fluxo Financeiro Detalhado, são documentos que utilizamos para realizar a prestação de contas mensal. A Prestação de Contas é a apresentação das movimentações financeiras ocorrida em um período, geralmente mensal; e tem por objetivo, tornar claro aos Condôminos, o que ocorreu com os recursos do Condomínio, naquele período.

De acordo com a maioria das Convenções de Condomínio (se não todas), o síndico (ou Administrador, quando for o caso), tem a obrigação de realizar a prestação de contas, no mês subsequente. Mas oque contem no demonstrativo: basicamente, contem informações sobre os recursos financeiros que entraram e saíram da conta, bem como os saldos inicial e final, de determinado período.

Aqui na Administradora, armazenamos esses documentos/ comprovantes, em um arquivo A-Z, devidamente organizados por período (ou seja, por mês). Arquivamos: os comprovantes de pagamento, sejam boletos, recibos, comprovantes de pix, comprovantes de saque; e o extrato bancário, pois é dele que retiramos tanto os valores que entraram na conta, como também os saldos inicial e final.

Então com o arquivo A-Z em mãos, lançamos todas as movimentações no sistema que utilizamos, e ele produz um DRE – Demonstrativo dos Resultados do Exercício (e outros relatórios financeiros). Claro que o DRE deve fechar exatamente com o extrato bancário.


            Com o DRE pronto, realizamos a divulgação do mesmo. E para isso, existem algumas opções, tais como:

- acessando através do app, que disponibilizamos aos nossos clientes, com acesso mediante utilização de ‘usuário’ e ‘senha’ previamente informados por nós, a cada Condômino;

- acessando através da ‘área do condômino, em nosso site, também com acesso mediante utilização de ‘usuário’ e ‘senha’;

- envio a todos os condôminos, no grupo de whatsapp geral do Condomínio;

- envio ao Síndico e Conselheiros, no grupo de whatsapp da Administração (quando for o caso);

- afixado no mural e/ ou elevador;

- entregue via impressa, nas caixas de correspondência.

           Esses são alguns dos modos, dos quais nos utilizamos para divulgação da Prestação de contas.

           Além disso, as Convenções de Condomínio também preveem, que os Condôminos tem direito de acesso aos comprovantes físicos. Então se você, residente em um condomínio, quiser ver os comprovantes de pagamento, os extratos bancários e demais documentos que fazem parte da movimentação financeira de seu prédio, pode se dirigir até o Síndico (ou empresa Administradora do seu condomínio), e solicitar tal acesso imediato. Para os nossos clientes, aqui da Nedeff Soluções em Administração, podemos disponibilizar documentos, inclusive por fotografia, por whatsapp. Isso porque sabemos da importância de dirimir quaisquer dúvidas sobre o tema ‘Prestação de contas’.

             Duas dicas práticas:

- nada melhor que o extrato bancário, para comprovar quanto dinheiro o seu condomínio tem em caixa;

- para cada movimento de saída de recursos apontada no extrato bancário, deve haver o respectivo comprovante da despesa.

Se lhe restaram dúvidas sobre o tema, entre em contato conosco, através de nossos telefones, whatsapp, redes sociais, ou pessoalmente
, em nossa sede.

            Encaminhe esse material no grupo de whatsapp do seu condomínio, para que todos saibam da importância da realização da prestação de contas.

             A seguir, apresentamos um vídeo, onde o Adm. Ms. Maurício C. Nedeff, fala sobre esse tema.


         Para mais informações, entre em contato conosco através do whatsapp 54-98437-7874, ou pelo e-mail contato@n2f.com.br 
         Atuamos em Nova Prata-RS desde 1995.

Comentários

Postagens mais visitadas